quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Educação em foco...

Olá amigos...
Estou muito surpreso com tudo que vem acontecendo em meu Estado (Rondônia), depois de muito tempo os nossos queridos deputados estão dando um novo olhar para os sistemas de ensino. Foi apresenta neste mês uma proposta de Lei que torna obrigatória em todas as escolas - públicas e privadas - uma equipe para tratar dos casos de Bullying, parece-me que o estado de acomodação dos fatos passou. Já estava na hora de nossos diletos deputados tomarem uma posição frente à sociedade diante dos acontecimentos. Nossas escolas estão um caos, sim um caos!
Os casos de Bullying são cada vez maiores (em números e proporções), e estes vão de agressões verbais, física, psicológicas e muitas outras. Penso que as agressões físicas estão em segundo plano, o que mais se desataca nestes últimos meses são os casos de WEB-BULLYING, os celulares e as maquinas fotográficas se tornaram verdadeiras armas nas mãos dos nossos alunos. Será essa uma contrapartida do processo de inclusão digital? Não, isso é a falta de interesse de muitos pais pela vida diária de seus filhos, ah... Vamos justificar isso com a disponibilidade do mercado do trabalho por mão-de-obra.
Outra coisa... Vão colocar em nossas escolas uma equipe multidisciplinar para lidas com tais casos, ótimo, mas temos estrutura e disponibilidade financeira? Não!
Tudo que for para melhorar sempre será bem vindo, mas temos que primeiro, esgotar todas as alternativas dentro de cada instituição. Temos excelentes profissionais, vamos organizar grupos de discussão (entre alunos e professores), envolver os alunos em seminários e palestras, propor campanhas dentro e fora das instituições de ensino em que os alunos sejam sempre os protagonistas das ações.  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário